Musicalização infantil

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

Uma atividade extraclasse para a formação cultural do seu filho

Musicalização para bebês

Aulas em grupo com turmas separadas por idade (crianças de 8 meses a 2 anos com acompanhante).

Plano de Curso

  • Estimular a psicomotricidade, lateralidade e memória auditiva;
  • Sensibilização sonora estimular a criança através de canções, movimentos rítmicos corporais, brinquedos, sons onomatopaicos, conto sonoro e jogos rítmicos;
  • Desenvolver a musicalidade e a sociabilidade;
  • Maior ligação afetiva entre a mãe, pai, avós com o bebê;
  • Estimular o canto e a fala;
  • Ensinar a criança a respeitar regras e reconhecer limites;
  • Oferecer repertorio diversificado, canções folclóricas, música erudita e popular.

Musicalização infantil 03 à 04 anos

O curso de musicalização é ministrado de maneira lúdica, com diversos recursos didáticos, incluindo instrumentos da banda rítmica, xilofone, metalofone e outros, em duplas e grupos (máximo 5 alunos por grupo). As aulas geralmente são acompanhadas pelo piano ou violão e as atividades são desenvolvidas principalmente utilizando-se da experiência e criatividade das professoras.

Plano de Curso

  • Estimular a psicomotricidade, lateralidade, e memória auditiva;
  • Sensibilização sonora;
  • Estimular a criança através de canções, movimentos rítmicos corporais, brinquedos, sons onomatopaicos e jogos rítmicos;
  • Parâmetros do Som (Altura, Duração, Intensidade, Timbre);
  • Afinação e canto;
  • Reproduzir células rítmicas, acentos, ecos rítmicos e banda rítmica;
  • Nome das notas musicais;
  • Instrumentos Musicais (clássicos e populares);
  • Conhecendo a Orquestra;
  • Apreciação musical;
  • Notação musical;
  • Repertório e estilos variados.

Musicalização por instrumento

A proposta desse curso é ajudar a criança a descobrir e escolher o seu instrumento de estudo, entre Flauta Doce, Piano, Violão e Violino. É direcionado a crianças de 4, 5 e 6 anos. A duração depende da idade que a criança inicia e o amadurecimento da mesma em relação aos instrumentos. O curso é ministrado por professoras com conhecimento dos instrumentos acima citados, todas estudaram ou estudam esses instrumentos.

Plano de Curso

  • Afinação e canto, desenhos melódicos, parâmetros do som: (Altura, Duração, Intensidade, Timbre);
  • Ritmo, reproduzir células rítmicas, ritmos, acentos, ecos rítmicos e banda rítmica;
  • Nome das notas musicais;
  • Figuras musicais (sem nomes convencionais);
  • Instrumentos Musicais (clássicos e populares);
  • Conhecendo a orquestra Clássica;
  • Conhecendo compositores Clássicos e Contemporâneos;
  • Conhecendo estilos musicais através dos diversos ritmos;
  • Em todas as aulas as crianças exploram os instrumentos de percussão, piano, violino, violão, utilizando repertorio de canções folclóricas, pop, temas de filmes e música clássica;
  • Notação musical;
  • Apreciação musical;
  • Repertório e estilos variados;
  • Prática instrumental em grupo com banda e orquestra;
  • Ao final do curso a criança recebe o certificado de conclusão e será encaminhada para o instrumento escolhido;
  • Nessa etapa começa o estudo de instrumento e aos poucos a introdução da leitura de partitura.

Iniciação ao Instrumento

O curso de iniciação ao instrumento é direcionado para crianças a partir de 6 anos. O objetivo principal do curso é continuar a desenvolver a aprendizagem musical aplicada diretamente ao seu instrumento de estudo como flauta, piano, violão, violino, bateria e etc. As aulas são elaboradas de maneira que o aluno vivencie o aprender musical como um todo. O lúdico está presente no planejamento das aulas para que o aluno aprenda de maneira prazerosa. No ensino de iniciação ao instrumento a imitação é bastante utilizada como recurso na execução de exercícios, trechos melódicos e músicas.

Plano de Curso

  • Exploração do instrumento (conhecendo o instrumento de estudo);
  • Postura;
  • Localização das notas no instrumento (grave, média, aguda, forte, médio, fraco, timbre, longo, curto);
  • Leitura por dedilhado;
  • Leitura por imitação;
  • Figuras musicais (semibreve, mínima, semínima);
  • A partitura será inserida gradativamente;
  • Ritmo (células rítmicas, acentos, ecos rítmicos no instrumento de estudo);
  • Nome das notas musicais (nomes e letras representadas ex: Dó - C );
  • Identificação das claves e notas na pauta (de acordo com o instrumento de estudo);
  • Repertório de acordo com o instrumento de estudo (canções folclóricas, trilhas de filmes, temas clássicos, repertório didático);
  • A apreciação, criação e execução musical estarão sempre presentes em todas as aulas;
  • Prática instrumental em grupo com banda e orquestra.